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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aula 03 - Infantil II e III - Os sons das irmãzinhas

Sobre o tema da aula:

As crianças a quem esta aula é dirigida já foram sensibilizadas para a percerpção de som e silêncio, e seu estágio de desenvolvimento já permite nomeá-los através de símbolos. Portanto a aula apresenta a semínima e a sua pausa como significantes daquele movimento sonoro que elas conheciam através da pulsação: sons intercalados por respirações silenciosas, formando um ritmo musical. Como qualquer outro símbolo que a criança utiliza na fase de letramento, este também deve ser fruto de uma necessidade de expressão. A criança que vivencia a música, experimenta, cria, toca, imita, sentirá inevitável curiosidade e desejo pela grafia que é capaz de registrar tudo isso. "Qual é a mágica daquela partitura cheia de figuras indecifráveis? Como essa nova linguagem musical pode traduzir o que eu sinto e penso?"
É verdade que o professor pode utilizar qualquer outro símbolo para estimular a grafia musical rudimentar. É até mesmo recomendável que isso aconteça, que a criança invente seu símbolos ou interprete sinais abstratos conforme seu próprio entendimento. É lúdico e fascinante criar "partituras" com sol, peixe, estrela, rosto, pé, tatu. Uma estrela pode ser um som agudo. Uma constelação pode ser um acorde. Um tatu pode ser um silêncio. Um pé pode ser a batida deste no chão. Mas para chamar um som de semínima e um silêncio de pausa de semínima eu não preciso tirar a ludicidade da aula. As crianças "precisam" ter acesso a esses símbolos agora? Eu prefiro outra pergunta: as crianças QUEREM ter acesso a esses símbolos agora? Entender não precisa ser um ato sem magia. Adquirir conhecimento é algo mágico em qualquer faixa etária. O conhecimento dos símbolos musicais pode e deve ser um ato de alegria. Este foi meu objetivo: criar uma história que leve a criança a desejar entender semínima e pausa de semínima e incorporar essa informação como parte do seu universo.

Como foi?

Como nossa história ia girar em torno de uma casa, comecei fazendo o aquecimento com músicas infantis sobre casas. Perguntei sobre a casa de cada um, e concluímos que as casas tem cores diferentes, formas diferentes, porque nelas vivem pessoas diferentes. É uma boa oportunidade para cada criança marcar a pulsação da música com clavas ou outro instrumento.


Comecei apresentando o desenho de uma casa com o número 4 em cima da porta. Nessa casa, contei, moram duas irmãs gêmeas, a semínima e a pausa de semínima. Elas moram numa vila onde todas as casas tem o número 4, e todas as moradoras das casas sao irmãs. O curioso é que as irmãs são muito unidas e adoram passear juntas, mas são totalmente diferentes uma da outra, a começar por seus corpinhos (apresentar os símbolos). A pausa de semínima gosta de olhar a natureza, ouvir os pássaros, brincar de pega-pega, e faz tudo isso caladinha, caladinha. A voz da pausa de semínima é feita de silêncio. A semínima adora cantar, tocar e fazer barulho: sua voz é formada por todos os sons do mundo, ruídos e sons musicais. Neste momento convidei as crianças a tentarem ouvir a voz das irmãzinhas ao redor de nós, tentanrem ouvir os sons e os silêncios. Depois pedi que me dissessem o que ouviram.



Agora brincamos de imitar as irmãzinhas. Ao mostrar a pausa de semínima as crianças calam, ao mostrar a semínima dizem TÁ (e batem com a clava).



Então testamos algumas sequências usando um quadro magnético e alguns ímãs: as semínimas repesentadas pelas carinhas smile, e as pausas representadas pelos ímãs vermelhos. Fiz algumas sequências para explicar como o jogo funcionava, apontando cada peça e fazendo o gesto correspondente (TÁ ou silêncio), e depois cada criança formou sua própria sequência, que as demais executavam.



Depois de bem entendido, convidei os alunos a passearmos com as amiguinhas novas. Que tal um paseio de trem? Apresentei os três maquinistas no nosso trem:

 Bino, o maquinista do compasso binário
Tereza, a maquinista do compasso ternário (sim, garotas também podem ser maquinistas)

 Quaquá, o maquinista do compasso quaternário

Colocados assim os símbolos musicais não parecemtão assutadores, não é?  Você pode até fazer fantoches, e usá-los para explicar: para saber quantas semínimas e pausas de semínima cabem no vagão, basta olhar para a barriguinha do maquinista. A parte de BAIXO diz que quem vai viajar são as nossas amiguinhas que moram na casa n° 4. A parte de CIMA diz quantas amiguinhas cabem no vagão. Você pode usar recortes de semínimas e pausas de semínima para eles colarem no trem.

Agora vamos passear com nossas amiguinhas pela "Pequena serenata noturna" de Mozart. Dê um instrumento de marcação rítmica às crianças e peça que usem livremente as semínimas ou sua pausa enquanto dançam pela sala.

 

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