Modo de usar:

.......................................Espaço de Educação Musical para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aula 20 - Infantil II e III - Legato e Staccato

Como foi?

É ensinod e grandes teóricos da Educação Musical que a música não se aprende só pelo ouvir, mas também com a vivência corporal. Neste exercício colocamos uma música tocada parte em legato (usei som de órgão) e parte em staccato (usei som de marimba): Na parte legato, as crianças deveriam mover as mãos em forma de onda, para lá e para cá.. Na parte staccato deveriam bater palmas.

 Legatto
Staccato

A atividade a seguir é um exemplo de uma proposta expressiva: as crianças ouvem uma música referente ao personagem  e a cantam em legatto ou staccato.Utilize cantigas de roda que as crianças conheçam ou simplesmente vocalize com sílabas ou onomatopéias.



Uma outra atividade divertida é usar carimbos de notas. Os carimbos abaixo foram esculpidos em borracha (de apagar), mas você também pode recortar a forma em EVA e colar sobre uma base de plástico. Não esqueça que os carimbos devem ficar espelhados (lado contrário), para as notas saírem par ao lado certo quando forem carimbadas.

(Notas musicais esculpidas na borracha)

(Também podem ser recortadas em EVA)

Para esta aula, peça que as crianças carimbem as notas e depois escutem atentamente: quando ouvirem a música em legato, deverão usar um pincel e tinta para ligar as notas, uma a outra. Quando ouvirem a música em staccato, deverão fazer pontinhos embaixo das notas. Mostre um exemplo em notação tradiconal para que tenham ideia do que você está falando.
Legatto


 
Staccato


Deste blog AQUI vem a ideia de usar bambolês. Quando a música for legato, as crianças rodam o bambolê em volta de si mesmas (no caso das menores, apenas levando de um lado para o outro) enquanto andam suave e calmamente, arrastando os pezinhos no chão como se estivessem esquiando. Quando a música for staccato, as crianças colocam o bambolê no chão e pulam dentro e fora.


No YouTube é possível encontrar muitas peças com exemplos de músicas em legato ou staccato para utilizar nessas atividades.

 Staccato

 
Staccato (com peças tocadas por instrumentos diferentes você pode fazer um jogo de adivinhar com as crianças trabalhando timbre e expressão)




   


Qualquer música do Enya está cantada em legato hahahah. Mas em algumas eles contrapõem o legato da voz com um pzziccato  nas cordas, então, para não ficar confuso para as crianças, escolhi essas que são todas ligadas mesmo. É uma forma de terminar a aula de maneira calma, com um relaxamento legato hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário